ROEDORES
Ratus Ratus
Também chamado de rato de telhado ou rato preto, este animal tem o hábito de escalar em telhados. É o mais difícil entre os ratos para fazer controle, pois esse rato desconfia da mudança no meio ambiente, chamada de “Neofobia”. Vivem cerca de 18 meses e tem, em média, 6 ninhadas por ano, sendo que casa ninhada dão até 12 filhotes.
Ratus Norvegicus
É o mais ousado em relação a explorar ambientes. Geralmente vivem em esgotos. Também podem fazer tocas em locais com terra e/ou cimento. São usualmente chamados de “Gabiru”. São bem maiores em relação aos outros ratos e podem apresentar comportamento agressivo. Vivem em torno de 2 anos. A maturidade sexual é atingida em torno de 90 dias e tem, média, 10 ninhadas por ano.
Mus Musculus
O famoso “catita” conhecido pelos Pernambucanos. É um camundongo bem pequeno, de orelhas grandes e calda mais comprida que o corpo. Vive em média 1 ano, sendo 6 ninhadas por ano com até 8 filhotes.
BARATAS
Periplaneta Americana
São as baratas “voadoras”. Vivem em locais úmidos, quentes e com grande quantidade de matéria orgânica (Ex. esgotos, canaletas, foças, bueiros e etc.). São onívoras, ou seja, se alimentam de tudo. Tem hábitos noturnos, porém podem ocorrer pela manhã (quando isso acontece geralmente o ambiente está com alta infestação). Vivem em média 18 meses e para chegar a fase adulto levam de 6 a 12 meses, realizando 13 mudas até a fase final.
Blatella Germanica
Também chamada de barata alemã, tem em média 5 meses de vida. Cada fêmea produz de 4 a 8 ootecas cada uma com média de 36 ovos. Vivem em ambientes quentes e úmidos como canaletas de fiação elétrica, motores, painéis elétricos, tetos, armários, mesas e etc… São muito resistentes a inseticidas, dificultando o controle e além disso tem alta capacidade reprodutiva.
Supela Longipalpa
É a menor barata dentre as mencionadas aqui, medindo entre 13-14 mm. Comumente chamada de francesinha. São baratas que gostam de se esconder entre frestas de papeis de parede e livros. Tem hábito cosmopolita, sendo assim pode se adaptar em viver na área externa e interna de casas. Preferem locais altos e quentes.
ARACNÍDEOS
Escorpião - Tityus Stigmurus
Chamado comumente de escorpião amarelo, é predominante no Nordeste e principalmente em Pernambuco. É facilmente identificado pelo triângulo marrom escuro na região da cabeça. Alimenta-se de insetos, o que faz com que se torne uma praga presente em residências com infestações de baratas. Vivem em ambientes úmidos e quentes. Sua peçonha pode ser letal para crianças, idosos e pessoas alérgicas.
Aranhas
As aranhas são aracnídeos presentes no nosso cotidiano. Geralmente são encontradas em residências e também em locais que tenham vegetação abundante ao redor. Apenas 6 dos 3.681 gêneros de aranhas existentes possuem glândulas secretoras de peçonha que podem causar algum risco a saúde. As aranhas podem causar incomodo em casas por fabricarem teias, tornando o ambiente com aspecto de sujo. Uma curiosidade sobre as aranhas é que quando mais detalhada for a teia da aranha, menor é o risco na saúde humana.
Carrapatos
Carrapatos são ectoparasitas de vertebrados, podendo também parasitar o homem. São sugadores de sangue (hematófagos) e transmitem a doença do carrapato em cães e a febre maculosa nos homens. Suas fases de vida compreendem em parasitárias quando são ninfas e adultos. No entanto, as fêmeas após serem fecundadas desprendem-se do hospedeiro e vão para o solo para porem seus ovos.
CUPINS
Cryptotermes Brevis
Conhecido comumente como cupim de madeira seca, pois consegue completar seu ciclo de vida sem nenhuma fonte de água. Além disso se instalam em móveis de madeira, completam seu ciclo de vida dentro da madeira e só saem após criarem asas e saírem atrás de um parceiro(a) para acasalar. Essa espécie de cupim deixa pequenos grãos de madeira onde estão instalados.
Nasutitermes Corniger
Nasutitermes corniger é uma espécie de cupim arborícola e de solo. A rainha vive em uma câmara localizada no centro do ninho (geralmente perto do tronco da árvore ou galho ao qual o ninho está ligado), que tem até 8 cm de largura e 1 cm de altura e é fortemente reforçada. Em residências se instalam em portas, portais e telhados principalmente. Deixam um caminho de terra para chegar na colônia que geralmente está em árvores.
Coptotermes Gestroi
Uma de suas principais características é que ele constrói ninhos subterrâneos ou aéreos (como em caixas de luz), e esses ninhos podem ser muitas vezes policálicos, isto é, uma colônia com várias “bases” interligadas, inclusive tendo rainhas e reis em cada base/ninho. É possível ver C. gestroi voando nas luzes dos postes, geralmente entre 18h-19h. Estes são cupins reprodutores buscando formar seu próprio ninho, fazendo seus voos nupciais.
INSETOS ALADOS
Mosquitos
Por ser um país tropical, o Brasil abriga muitas espécies de mosquitos. Muitos deles são inofensivos aos seres humanos, no entanto, existem duas espécies de importância médica são o Aedes aegypti e o Culex quinquefaciatus. O primeiro tem hábito diurno e voa baixo. Poe em ovos em água limpa e parada. É hospedeiro do vírus da dengue, zika e chikungunya. Já o Culex tem hábito noturno. É o mosquito comum em nossas casas, no entanto pode transmitir a filariose em humanos e cães. Depositam seus ovos em água suja e parada. Portanto, para evitar a proliferação desses insetos, é necessário tampar bem locais de armazenamento de água sejam eles de uso ou não.
Moscas
Moscas são insetos necrófagos e detritívoros que ajudam na diminuição de lixo orgânico no mundo. No entanto, como se alimentam de qualquer alimento em decomposição carregam em seu corpo diversos vírus, fungos e bactérias e ao posarem no nosso alimento se tornam patógenos de diversas doenças. As moscas mais comum aqui no Brasil são a Musca domestica (A mosca mais comum em residências), Drosophila melanogaster (Moscas de fruta), a mosca varejeira (Uma mosca parasita que aproveita o sangue quente e deposita seus ovos e as larvas quando eclodem se alimentam da carne do animal ou humano). Para evitar a proliferação de moscas, o ambiente deve estar sempre limpo e lixeiras bem tampadas, livres de quaisquer resquício orgânico.
PRAGAS DE GRÃOS
Tribolium Castaneum
Os adultos são besourinhos de coloração castanho avermelhada uniforme, medindo de 3 a 3,8 mm. As larvas são branco amareladas, cilíndricas, medindo 7 mm de comprimento. Os ovos são pequenos claros e pegajosos. As fêmeas ovopositam nas fendas das paredes dos armazéns, na sacaria e sobre os grãos. Uma geração pode durar menos de 20 dias. Esses insetos atacam todos os tipos de cereiais moídos, como farelo, rações, farinhas, fubá e grãos quebrados, defeituosos ou já atacados por outras pragas.
Ephestia Cautella
É uma pequena espécie de mariposa. Seu comprimento médio é de 10 mm. Sua coloração é acinzentada. As asas posteriores são largas e transparentes. Em condições favoráveis de temperatura e umidade, seu ciclo biológico dura em média 25 dias. O inseto adulto vive no máximo 14 dias. A larva quando ataca o fruto, se alimenta no interior da semente e, através do orifício de entrada, expele os seus excrementos, que são ligados entre si, por uma teia de seda secretada por ela. Nos armazéns, a lagarta quando completa o seu desenvolvimento, migra, com frequência, para os cantos das paredes, vigamentos do telhado e locais pouco iluminados, onde tece um casulo e se transforma em pupa.
Lasioderma Serricorne
Popularmente conhecida como bicho do fumo, é encontrada em regiões tropicais, subtropicais e temperadas do mundo. É uma praga primária normalmente encontrada atacando fumo armazenado, porém não apresenta preferência, sendo muito voraz e atacando até produtos de origem animal. Ataca oleaginosas, cereais, grãos de cacau, farinhas, especiarias e frutas secas. Quando estes insetos são submetidos à temperatura de 35 °C, a eclosão se dá após cinco a seis dias, enquanto a 22 °C ocorre após cerca de 22 dias.
OUTRAS PRAGAS
Ácaro - Thyrophagus
Ácaros são pequenos aracnídeos que se alojam nas camas, travesseiros, lençóis, sofá e são responsáveis por alergias respiratórias, como asma, crises de rinite, sinusite entre outras. Há várias espécies de Ácaros, no entanto, sua visualização só é possível através de microscópio. Para evitar os ácaros, deve-se sempre manter o ambiente limpo e seco, pois a grande maioria das espécies prefere ambiente úmido. Por isso é sempre necessário a troca de lençóis, travesseiro, colchoes e almofadas.
Lipoceles
Liposcelis é um gênero de insetos da ordem Psocoptera. São minúsculos insetos que são comumente chamados de “Piolho-de-livro”. São comuns em armazéns graneleiros, moinhos e plantas de processamento de alimentos. No entanto, como se alimentam de fungos, podem estar presentes em locais úmidos(Paredes com vazamentos e livros antigos), isso dependendo da espécie. Tem ciclo de vida de 21 dias sob condições de temperatura a 21º C e umidade relativa de 70%.
Necrobia Rufipes
É uma praga de grão denominada secundária pois se aproveita da infestação de outras pragas. Se alimenta de produtos preferencialmente proteicos como carcaças de animais, queijo, couro, embutidos, farinhas de ossos, carne e vísceras. Seu desenvolvimento pode durar de 30 a 100 dias, chegando a eclodir de 50 a 200 ovos. Seu tempo de vida é de até um ano, com condições ideias de temperatura de 30°C e 70% de umidade.